Cassilandia Jornal

notícia publicada em 24/11/2017 �s 15:04:24

LabHacker representa a Câmara dos Deputados no 2º Encontro Nacional de Governo Aberto
 
Cassilândia Jornal   
 Cr�ditos da Foto: Divulgação 
Nos dias 28 e 29 de novembro, a Câmara dos Deputados participa de oficina promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU) durante o 2º Encontro Nacional de Governo Aberto, que será realizado no Centro Cultural São Paulo. Também estarão presentes no evento o Senado Federal, o Interlegis e as assembleias legislativas de todo o país.

O objetivo é debater e validar o conteúdo do “Guia de Parlamento Aberto”. A publicação orienta, de forma prática, as vertentes de transparência, participação social e controle social para melhor capacitar os órgãos do Legislativo.

A Câmara será representada pelo Laboratório Hacker (LabHacker), que cumprirá um dos compromissos do 3º Plano de Ação do Brasil junto à Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), o da criação e difusão de repositório para institucionalização de parlamento aberto, contendo normas, ferramentas, capacitações, guias e práticas. Esse trabalho representa o resultado da ação colaborativa entre as Casas legislativas, sob coordenação da Câmara.

Sobre o Encontro Brasileiro de Governo Aberto
A iniciativa nasceu em 2016, com o intuito de criar um espaço de integração sobre o tema, pois apesar da existência de alguns eventos específicos com foco em participação, transparência, dados abertos ou tecnologia, ainda faltava um espaço comum para o impulso democrático na governança das políticas públicas, na relação entre o Estado e a sociedade e no funcionamento dos órgãos públicos.

Organizado por entidades da sociedade civil e órgãos de administração pública, o evento promove discussões sobre o governo aberto e estimula novas formas de viabilizar sua implementação por meio de oficinas, mesas de debate e apresentações de trabalho.

As práticas de “Governo Aberto” pressupõem a valorização da prestação de contas, da participação cidadã, da abertura de dados e do uso de tecnologias de informação para aumentar a interação entre governos e sociedade. A ideia vem ganhando força desde a fundação da Parceria para Governo Aberto (OGP, na sigla em inglês) em 2011.


Fonte: Da Redação - WS

Comentários
 Mais notícias
 
Flagrado em vídeo furtando moto na Capital é preso em Cassilândia (v. 107)
 
Pai mata dois filhos a tiros e comete suicídio em Itatiba (v. 159)
 
Acadêmicos do Tatuapé é bicampeã do carnaval de SP (v. 160)
 
Fifa divulga bases das seleções na Copa da Rússia; Brasil ficará em Sochi (v. 196)
 
Encontros regionais do MDB, em Costa Rica e Coxim, aclamam André Puccinelli governador (v. 279)